Juventudes

Alguns trabalhos, artigos e projetos em destaque no campo das Juventudes realizados pela escritora Paloma Klisys com diversos parceiros.

Estatuto da Criança e do Adolescente - [ arquivo com seleção de textos da coluna "de olho no ECA" da escritora Paloma Kliss - para a Revista Viração] textos não perecíveis e com referências relacionadas a cidadania, temas de relevância social e direitos humanos.




Open publication - Free publishing - More convivencia


Com o objetivo de ampliar a participação dos jovens no debate sobre políticas públicas para o setor cultural, a III Conferência Nacional de Cultura (CNC) realizou no último sábado (30), em Brasília, uma oficina para iniciar a formulação do primeiro Encontro Cultural da Juventude. Anunciado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, na última quarta-feira (27), durante a cerimônia de abertura do evento, o encontro está previsto para o primeiro bimestre de 2014.

"Queremos estimular a juventude a produzir mais e melhor. Potencializar todo o talento da juventude brasileira", disse a ministra durante a solenidade.Comandada pela pedagoga Marisa Greeb – referência em psicodrama no Brasil – com apoio pedagógico de Paloma Klisys, a oficina foi um grande exercício de sociopsicodrama, técnica que estimula a reação em grupo.
 
A ideia central do método é fazer com que a subjetividade seja exposta. Greeb provocou os participantes, buscando engajamento: "Quem entrou no papel de quem? É importante que saibamos que personagens vieram à tona". Com o exercício de inverter os papeis, no âmbito social, a profissional extraiu os ideais dos agentes culturais envolvidos com a CNC.

A conselheira nacional de políticas culturais e representante da sociedade civil, Marly Cuesta Telles de Conti, 59 anos, participou da oficina e aprovou a dinâmica. "O jovem deve ter espaço para expressar seus anseios. Só assim o jovem se sentirá ator do desenvolvimento pessoal, econômico e local", disse, avaliando o Encontro da Juventude como fundamental para esse envolvimento.

Subjetividade exposta
O sociopsicodrama é uma metodologia de trabalho com grupos que orienta e estimula a participação, com resultados práticos já comprovados. Em 2001, Marisa Greeb desenvolveu essa mesma abordagem de articulação para elaborar um diagnóstico de gestão para a Prefeitura de São Paulo. O trabalho envolveu cerca de 10 mil paulistanos, com a realização de 153 oficinas simultâneas. A sociopsicodramista coordena esse tipo de mobilização desde o início da década de 1970. A técnica foi criada pelo austríaco Jacob Levi, no início do século passado.

Fonte: Ministério da Cultura


O Ministério da Cultura e a Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional da Juventude, realizam dias 11, 12 e 13 de abril de 2014, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília, o Curto Circuito da Juventude. O evento, que reunirá 70 jovens de todas as regiões do país, tem como objetivo estabelecer um diálogo com a juventude brasileira, a partir de suas práticas culturais e artísticas e das suas prioridades, para a construção de um Programa Nacional de Cultura e Juventude.


O Curto Circuito da Juventude que será aberto oficialmente, no dia 11, às 17hs, pelos ministros da Cultura, Marta Suplicy, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, terá a participação de todo o Sistema MinC, incluindo as Secretarias,  e Vinculadas (Fundação Nacional das Artes, Fundação Cultural Palmares e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Diretoria do Livro e Leitura- DLLL).


No encontro, os jovens participarão de dinâmicas de grupos, trocando experiências e colaborando com questões que abordam a formação cultural da juventude, o fomento à produção artística do jovem e o protagonismo e a participação da juventude nas políticas culturais.


Durante a III Conferência Nacional de Cultura, em novembro de 2013, foi realizada uma oficina para discutir políticas públicas de cultura para a juventude. Um dos desdobramentos da oficina foi a realização de um encontro com a juventude ainda no primeiro bimestre de 2014, e que foi anunciado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. "Queremos estimular a juventude a produzir mais e melhor. Potencializar todo o talento da juventude brasileira", disse a ministra na ocasião.


Durante o Curto Circuito da Juventude, que terá apresentação do rapper brasiliense GOG (DF) no dia da abertura, os participantes conhecerão ainda alguns projetos culturais realizados junto às comunidades que contam com a participação de jovens, como o Grupo Perólas Negras, formado por meninas que moram no Vidigal (RJ). Eles visitarão também, no sábado, dia 12, o Projeto Sarau Cultural em São Sebastião (DF), cidade situada no Entorno de Brasília.


"O Curto Circuito da Juventude é a concretização da proposta que começou a ser discutida na III CNC", afirma o secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula. Segundo ele, o encontro contará com a participação de jovens da periferia e de vários segmentos culturais como o hip hop, audiovisual, agentes de leitura, passinho, funk, quadrilha junina, jovens indígenas e do Coletivo Fora do Eixo, além de integrantes de movimentos sociais como o MST e UNE.


Como resultado, o Ministério da Cultura e a Secretaria-Geral da Presidência da República pretendem assimilar as sugestões dos jovens nas políticas desenvolvidas nas duas pastas.

Texto: Heli Espíndola, Ascom /SPC/ MinC

Publicação: Ascom / MinC



Paloma Klisys atua como sociodramatista neste projeto piloto no Brasil que está sendo realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais (IPR), em parceria com o SNBP e com o patrocínio do Programa Global Libraires da Bill & Melinda Gates Foundation.

Propõe aumentar o engajamento das bibliotecas públicas com a comunidade e a apropriação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pelos funcionários das bibliotecas, com vistas ao melhor atendimento às necessidades e informação e leitura da comunidade. Cada biblioteca receberá equipamentos e mobiliários para dar suporte às atividades a serem desenvolvidas e à implantação do projeto piloto. Está sendo desenvolvido por meio de metodologia participativa envolvendo os funcionários das bibliotecas, os gestores e a comunidade local em 3 localidades:- Arapiraca (AL), Belém (PA),-São Paulo (SP).

A análise do processo de avaliação das atividades do projeto piloto irão resultar num guia de recomendações do uso de metodologia participativa e de TICs em Bibliotecas Públicas. Esse guia funcionará como referência para outras bibliotecas replicarem a iniciativa. O projeto teve início em agosto de 2014 e será realizado em 12 meses, em 11 bibliotecas em 3 regiões do Brasil: Nordeste (Alagoas, 9 bibliotecas), Norte (Belém, 1 biblioteca) e Sudeste (São Paulo, 1 biblioteca) selecionados a partir de critérios definidos entre a Bill & Melinda Gates e o SNBP.

Site: www.tonarede.org.br