Estatuto da Criança e do Adolescente - [ arquivo com seleção de textos da coluna "de olho no ECA" da escritora Paloma Kliss - para a Revista Viração] textos não perecíveis e com referências relacionadas a cidadania, temas de relevância social e direitos humanos.
Open publication - Free publishing - More convivencia
Fonte: Ministério da Cultura
Com o objetivo de ampliar a participação dos jovens no debate sobre
políticas públicas para o setor cultural, a III Conferência Nacional de
Cultura (CNC) realizou no último sábado (30), em Brasília, uma oficina
para iniciar a formulação do primeiro Encontro Cultural da Juventude.
Anunciado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, na última
quarta-feira (27), durante a cerimônia de abertura do evento, o encontro
está previsto para o primeiro bimestre de 2014.
"Queremos estimular a juventude a produzir mais e melhor.
Potencializar todo o talento da juventude brasileira", disse a ministra
durante a solenidade.Comandada pela pedagoga Marisa Greeb – referência em psicodrama
no Brasil – com apoio pedagógico de Paloma Klisys, a oficina foi um
grande exercício de sociopsicodrama, técnica que estimula a reação em
grupo.
A ideia central do método é fazer com que a subjetividade seja
exposta. Greeb provocou os participantes, buscando engajamento: "Quem
entrou no papel de quem? É importante que saibamos que personagens
vieram à tona". Com o exercício de inverter os papeis, no âmbito social,
a profissional extraiu os ideais dos agentes culturais envolvidos com a
CNC.
A conselheira nacional de políticas culturais e representante
da sociedade civil, Marly Cuesta Telles de Conti, 59 anos, participou da
oficina e aprovou a dinâmica. "O jovem deve ter espaço para expressar
seus anseios. Só assim o jovem se sentirá ator do desenvolvimento
pessoal, econômico e local", disse, avaliando o Encontro da Juventude
como fundamental para esse envolvimento.
Subjetividade exposta
O sociopsicodrama é uma metodologia de trabalho com grupos que
orienta e estimula a participação, com resultados práticos já
comprovados. Em 2001, Marisa Greeb desenvolveu essa mesma abordagem de
articulação para elaborar um diagnóstico de gestão para a Prefeitura de
São Paulo. O trabalho envolveu cerca de 10 mil paulistanos, com a
realização de 153 oficinas simultâneas. A sociopsicodramista coordena
esse tipo de mobilização desde o início da década de 1970. A técnica foi
criada pelo austríaco Jacob Levi, no início do século passado.
Fonte: Ministério da Cultura
O Ministério da Cultura e a Presidência
da República, por meio da Secretaria Nacional da Juventude, realizam
dias 11, 12 e 13 de abril de 2014, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília,
o Curto Circuito da Juventude. O evento, que reunirá 70 jovens de todas
as regiões do país, tem como objetivo estabelecer um diálogo com a
juventude brasileira, a partir de suas práticas culturais e artísticas e
das suas prioridades, para a construção de um Programa Nacional de
Cultura e Juventude.
O Curto
Circuito da Juventude que será aberto oficialmente, no dia 11, às 17hs,
pelos ministros da Cultura, Marta Suplicy, e da Secretaria-Geral da
Presidência da República, Gilberto Carvalho, terá a participação de todo
o Sistema MinC, incluindo as Secretarias, e Vinculadas (Fundação
Nacional das Artes, Fundação Cultural Palmares e Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional e Diretoria do Livro e Leitura- DLLL).
No encontro, os jovens participarão de dinâmicas de grupos, trocando
experiências e colaborando com questões que abordam a formação cultural
da juventude, o fomento à produção artística do jovem e o protagonismo e
a participação da juventude nas políticas culturais.
Durante a III Conferência Nacional de Cultura, em novembro de 2013, foi
realizada uma oficina para discutir políticas públicas de cultura para a
juventude. Um dos desdobramentos da oficina foi a realização de um
encontro com a juventude ainda no primeiro bimestre de 2014, e que foi
anunciado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. "Queremos estimular a
juventude a produzir mais e melhor. Potencializar todo o talento da
juventude brasileira", disse a ministra na ocasião.
Durante o Curto Circuito da Juventude, que terá apresentação do rapper
brasiliense GOG (DF) no dia da abertura, os participantes conhecerão
ainda alguns projetos culturais realizados junto às comunidades que
contam com a participação de jovens, como o Grupo Perólas Negras,
formado por meninas que moram no Vidigal (RJ). Eles visitarão também, no
sábado, dia 12, o Projeto Sarau Cultural em São Sebastião (DF), cidade
situada no Entorno de Brasília.
"O
Curto Circuito da Juventude é a concretização da proposta que começou a
ser discutida na III CNC", afirma o secretário de Políticas Culturais do
MinC, Américo Córdula. Segundo ele, o encontro contará com a
participação de jovens da periferia e de vários segmentos culturais como
o hip hop, audiovisual, agentes de leitura, passinho, funk, quadrilha
junina, jovens indígenas e do Coletivo Fora do Eixo, além de integrantes
de movimentos sociais como o MST e UNE.
Como resultado, o Ministério da Cultura e a Secretaria-Geral da
Presidência da República pretendem assimilar as sugestões dos jovens nas
políticas desenvolvidas nas duas pastas.
Texto: Heli Espíndola, Ascom /SPC/ MinC
Paloma Klisys atua como sociodramatista neste projeto piloto no Brasil que está sendo realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais (IPR), em parceria com o SNBP e com o patrocínio do Programa Global Libraires da Bill & Melinda Gates Foundation.
Propõe aumentar o engajamento das bibliotecas públicas com a comunidade e a apropriação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pelos funcionários das bibliotecas, com vistas ao melhor atendimento às necessidades e informação e leitura da comunidade. Cada biblioteca receberá equipamentos e mobiliários para dar suporte às atividades a serem desenvolvidas e à implantação do projeto piloto. Está sendo desenvolvido por meio de metodologia participativa envolvendo os funcionários das bibliotecas, os gestores e a comunidade local em 3 localidades:- Arapiraca (AL), Belém (PA),-São Paulo (SP).
A análise do processo de avaliação das atividades do projeto piloto irão resultar num guia de recomendações do uso de metodologia participativa e de TICs em Bibliotecas Públicas. Esse guia funcionará como referência para outras bibliotecas replicarem a iniciativa. O projeto teve início em agosto de 2014 e será realizado em 12 meses, em 11 bibliotecas em 3 regiões do Brasil: Nordeste (Alagoas, 9 bibliotecas), Norte (Belém, 1 biblioteca) e Sudeste (São Paulo, 1 biblioteca) selecionados a partir de critérios definidos entre a Bill & Melinda Gates e o SNBP.
Site: www.tonarede.org.br





